Como tirar segunda via CPF

Você tira a carteira do bolso e percebe que está faltando alguma coisa. Só quem perde um documento importante como o CPF sabe quantos problemas são causados por causa disso. Você já passou essa situação? É por isso que está nesta página? O maior problema é que até mesmo as pessoas mais precavidas estão sujeitas a perderem o documento, uma vez que ele pode ser furtado ou roubado. Uma vez que a perda, roubo ou furto acontece, a única coisa que é possível fazer é tirar a segunda via do CPF, e neste artigo você vai saber exatamente como fazer isso.

O CPF, por ser um documento de suma importância, deve ser tirado a segunda via o mais cedo possível, uma vez que você não está mais com o documento e precisa dele para muitas coisas que quer fazer. Para a sorte dos brasileiros, a segunda via do documento não é difícil de ser tirada, o que poupa muito tempo e estresse.

Como tirar segunda via CPF

Você sabe o que é o CPF?

O Cadastro de Pessoas Físicas, mais comumente chamado de CPF, serve para registrar todas as pessoas que vivem no Brasil, não importando se sua nacionalidade é brasileira ou estrangeira. O CPF é aquele cartão que vem junto com o comprovante de inscrição no CPF e nele está impresso a numeração de 11 dígitos. Quando se fala de outros documentos, muitas vezes é preciso pegar o documento nos Correios, mas no caso do CPF isso não é mais necessário; agora, o procedimento pode ser todo feito em casa.

Como tirar segunda via CPF

Existem dois procedimentos diferentes para tirar segunda via do CPF, sendo um para as pessoas que declaram o imposto de renda e o outro para as pessoas que não declaram. Abaixo, você descobre exatamente como fazer a solicitação para ambos os casos.

  • Se você declara o imposto de renda, siga o procedimento a seguir: primeiramente, você deve entrar no site https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atbhe/codacesso.app/PFCodAcesso.aspx e preencher todos os dados que são requisitados, para então clicar em “Avançar”. Depois, você precisa informar a numeração dos recibos de entrega das duas últimas declarações do imposto de renda. Você precisa também criar uma senha, e então clicar em “Gerar Código”.

Anote o número desse código e entre na página do eCAC — https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index —, onde você deve digitar o CPF, o código de acesso e a senha criada, para depois clicar em “Avançar”. A partir da tela que abrir, você deve clicar em “Cadastros” e então em “Comprovante de Inscrição no CPF”. Será gerado um comprovante, que você deve imprimir para ter a segunda via do CPF.

  • Se você não declara o imposto de renda, o procedimento é ainda mais simples. Você primeiro precisa entrar na seguinte página da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp. Depois, deve preencher todos os dados que lhe são solicitados. Você precisa informar o número do CPF, o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe (escrito da mesma forma que está no documento de identidade) e o número do título de eleitor. Tudo isso é necessário para pegar o comprovante de inscrição no CPF.

Você terá que inserir todos os dados e depois clicar para imprimir o seu comprovante de inscrição no CPF. A impressão é a própria segunda via do CPF, onde você já pode usá-la, pois ela tem validade.

Viu como não há muita dificuldade em como tirar a segunda via do seu CPF? Por ser um documento muito importante, aconselho que você tire a segunda via o quanto antes, pois esse documento é necessário em muitas das ações que precisamos fazer nas nossas vidas.

Espero que tenha gostado do artigo e tenha conseguido tirar a segunda via do documento. Obrigado a você e até mais.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *