Enem 2017: Inscrições, Vagas

Mais um ano que começou e se você tem o sonho de entrar para alguma faculdade precisa começar a estudar para o Enem 2017. O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado todos os anos e é a porta que o estudante precisa abrir para ter acesso ao ensino superior.

enem 2017

Por isso é preciso muito preparo e dedicação em uma rotina de estudos, além de estar atento a todas as informações sobre o processo para não deixar passar nada importante, como os prazos, as vagas e inscrições.

No nosso artigo você vai entender um pouco mais sobre a prova e saber o que precisa fazer para se inscrever para participar do Enem 2017.

Conheça as mudanças do Enem 2017

Mendonça Filho, o ministro da Educação no Brasil mencionou que para o Enem 2017 duas mudanças serão feitas que visam reduzir os gastos com a aplicação da proba. O objetivo é reduzir até R$ 650 milhões!

As mudanças Enem 2017 são bem simples, observe:

A primeira mudança tem a ver com a certificação do ensino médio. Não será mais permitido que alunos façam a prova com esse objetivo. O Ministério da Educação fará isso por meio do programa de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A segunda mudança é que não haverá mais a possibilidade de estudantes fazerem a prova do Enem com o objetivo de conhecer o exame. Para isso o MEC irá oferecer simulados online preparatórios.

Inscrições para o Enem 2017

inscrições enem 2017

As inscrições Enem 2017 ainda não estão abertas e o comum é que abram em meados do ano. As inscrições devem ser feitas através do portal do Inep e para isso é preciso ter em mãos informações pessoais e de cunho acadêmico.

Também será preciso criar uma senha que será utilizada para todos os acessos necessários para o site do MEC, como para o Fies e ProUni, por exemplo.

Valor de inscrição para o Enem 2017

Como as inscrições ainda não foram abertas o valor também não foi comunicado oficialmente. A expectativa é que ela seja similar ao do ano passado e fique em torno de R$68. Se você for estudante do ensino médio em escola pública será isento automaticamente dessa taxa.

Se por acaso você não tiver condições de pagar a taxa e for estudante de colégio particular, ou outra situação, poderá pedir a isenção para o Enem 2017 no momento da inscrição. Será preciso ter uma declaração de carência.

Vagas Enem 2017

vagas enem 2017

Poderá fazer a prova do Enem 2017 todo aluno do ensino médio de rede pública e particular, além de indivíduos que já possuem o ensino médio completo. As vagas são destinadas a quem quer concorrer a uma vaga nas faculdades, públicas ou privadas.

É por meio da sua pontuação no Enem que você pode conseguir uma bolsa no ProUni, ou até mesmo ter acesso às universidades Estaduais e Federais do país.

No dia da prova é interessante que você chegue com pelo menos 1 hora de antecedência e é obrigatório que leve consigo seu documento de identificação oficial (RG – CNH – Carteira de Trabalho) além de caneta preta ou branca.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *