Inscrição Encceja INEP

Você se inscreveu para o Encceja 2018? O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos teve as inscrições iniciadas no dia 16 de abril e só puderam ser feitas até as 23:59 do dia 27 de abril. Isso significa que não é mais possível se inscrever para o Encceja 2018 e que você deve tentar na edição seguinte. Mas espere um pouco. Neste artigo, você vai encontrar muitas informações sobre esse exame.

Encceja INEP

Encceja INEP 2018

Para quem é direcionado o Encceja?

O Exame é indicado para os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de terminar seus estudos na idade apropriada. Isso significa que, por meio da prova, você pode terminar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Se você quer concluir o Ensino Fundamental, precisa ter pelo menos 15 anos completos na data da realização do Exame. Se você quer concluir o Ensino Médio, precisa de pelo menos 18 anos completos até a data de realização do Exame.

Quais os critérios para a avaliação?

Sempre é interessante saber quais critérios são utilizados para a avaliação dos candidatos, ainda mais para uma prova em que no sucesso é dado um documento importante, que é o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Não está garantido o certificado para quem realizar as provas, mas vale a pena estudar para conseguir uma boa nota.

Apenas será certificado o candidato que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento aplicadas na prova. São 30 questões por cada prova (são 4 provas) e uma redação. As áreas do conhecimento avaliadas do Ensino Fundamental são Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Literatura Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e a Redação.

Se você quer receber o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, precisa estudar para Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para conseguir passar, você precisa acertar pelo menos 50% das questões das provas e não ter zerado a redação. Assim, você consegue o seu Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio e está mais perto de conquistar seus sonhos.

Como são feitas as inscrições do Encceja?

As inscrições são feitas através do Portal do Inep e pelo site do Encceja e são totalmente on-line. Para já ficar preparado para o exame do próximo ano, salve o endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja e aguarde o próximo período de inscrição. Além de acessar por aí, você também pode fazer o acesso pelo Portal do Inep, cujo endereço eletrônico é www.inep.gov.br.

A importância do Ensino Médio para o cidadão

Você já reparou que em muitos empregos é requisitado o Ensino Médio completo? Mesmo em empregos que antes não exigiam muito, como os de serviços de limpeza, agora exigem esse nível de educação. Seja para trabalhar ou para estudar, ter o Ensino Médio completo já é um grande primeiro passo. O Encceja é o exame perfeito para te fornecer o certificado de conclusão que você precisa, caso você já tenha uma idade mais avançada e seja inviável estudar todos os anos que ainda faltam.

Quando acontecerá a prova do Encceja 2018?

O Exame do Encceja 2018 acontecerá simultaneamente no dia 05 de agosto de 2018 em todos os estados brasileiros. Você já está estudando para a prova? O segredo para conseguir uma boa pontuação é o estudo. Há várias plataformas de ensino no YouTube e em blogs, e ainda dá tempo de absorver algum conhecimento e conseguir uma boa nota. E, se você não se inscreveu para essa edição, pode contar com a próxima. Lembre-se de ter atenção aos veículos de informação que veiculam notícias sobre a prova do Encceja.

Espero que tenha gostado do artigo. Obrigado por lê-lo até o final e até mais!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *