IRPF 2017: Como fazer a sua declaração do imposto

Todos os anos as pessoas correm e temem o Imposto de Renda, muitos porque acham que dá muito trabalho, outros porque nem conhecem o processo. Hoje você vai aprender a fazer a sua declaração IRPF 2017!

Já que é uma coisa que será preciso fazer todo o ano, o melhor é aprender a fazer isso, do que precisar pagar para que alguém realize. É por meio do IRPF 2017 que você declara sua renda e seus gastos, mostrando que tudo que faz é de forma legal.

Entendendo a IRPF 2017

irpf 2017

É importante dizermos o que é de fato a declaração de imposto de renda 2017. Trata-se de um documento declarando tudo que você ganha e gasta durante todo o ano. Somente pessoas (físicas ou jurídicas) que receberão mais do que R$25.661.70 em 2016 devem fazer a declaração.

É importante lembrar que as pessoas que estão dentro desse grupo que precisa fazer a declaração do IRPF 2017 e por acaso não fizer, pode ter problemas de inadimplências com o nome e ficar impossibilitado de realizar uma série de atividades.

Por onde fazer o IRPF 2017?

O bacana é que para fazer a declaração IRPF 2017 você tem uma ajuda forte da Receita Federal. Ela disponibiliza dois programas para fazer a declaração do imposto de renda anual ou só o envio da declaração de ajusto anual. Os programas estão disponíveis para download no site da Receita Federal.

Veja abaixo quais são eles:

  1. Receitanet – o programa responsável pelo envio das declarações
  2. Programa de Declaração de Ajuste Anual

Como fazer a declaração do Imposto de renda?

Declaração IRPF 2017

Agora com esses dois programas que são oferecidos pela Receita Federal o processo é muito mais prático e fácil. Após fazer o download do programa em questão você só vai precisar preencher os dados de acordo com o solicitado. Essa é a parte fácil.

O que você precisa fazer com muita atenção e que dá um certo trabalho é a procura e organização de todos os seus documentos financeiros referentes ao ano. Para declarar o IRPF 2017 isso é essencial!

Documentos necessários para o IRPF 2017

Como algumas pessoas tem tido dificuldades para ter o conhecimento sobre todos os documentos que são e podem ser utilizados para declaração do IRPF 2017, nós resolvemos listar eles para você.

Por isso que é tão importante ser organizado e guardar documentos em um local específico de um ano para outro. A declaração do imposto de renda é algo importantíssimo e precisa ser planejado com antecedência, não se pode deixar passar nenhum detalhe!

Preste atenção e comece a reuni-los imediatamente! Veja abaixo:

  • Comprovante de compra ou venda de bens de valor, como carros ou imóveis;
  • Comprovante de recebimento de benefícios previdenciários;
  • Extrato bancário com rendimento de poupança e contas bancárias;
  • Envelopes de pagamento de salários e qualquer rendimento trabalhista;
  • Rendimentos tributáveis e não tributáveis em fundos de investimento;
  • Qualquer documento que comprove ganho ou lucro em cima de serviços ou produtos.

Faça sua declaração!

Fazer declaração do IRPF 2017

Agora que já sabe como é o procedimento e o que precisa para fazer a declaração do IRPF 2017 não se atrase e tome o máximo de cuidado que puder com a documentação!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *