Prepom 2017: Cursos abertos

O Programa de Ensino Profissional Marítimo (o Prepom 2017) foi autorizado e irá fornecer cursos de todos os tipos para os interessados. São cursos especiais, de adaptação, aperfeiçoamento, atualização, de formação e expedito.

Prepom 2017

O objetivo do PREPOM 2017 é preparar os aquaviários, dando-os maior capacidade e especialização na área que já trabalham ou pretendem trabalhar. Isso é essencial para um bom serviço!

Se você tem interesse em participar do Prepom 2017, nós iremos te ajudar. Iremos te falar sobre os cursos que estão abertos e o que é preciso para participar.

Cursos abertos Prepom 2017

Abaixo você terá acesso a informações sobre algumas das categorias de cursos do Prepom 2017. OS cursos tem suas próprias características e especificidades, por isso é preciso analisar em qual deles você pode se candidatar e o que precisa fazer para conseguir uma vaga.

cursos abertos prepom 2017

Observe com atenção!

Curso de adaptação para aquaviários

Essa categoria dos cursos Prepom 2017 é voltada para profissionais como: cozinheiro, enfermeiro, taifeiro e auxiliar de saúde. O objetivo é tornar o aluno capaz de exercer essas funções.

Para concorrer a uma vaga é preciso passar por um exame de seleção que será informado por meio do Edital de cada órgão de execução da prova.

Entre as exigências básicas para fazer a prova estão ser brasileiro nato ou naturalizado, ter pelo menos 18 anos e possuir pelo menos ensino fundamental completo.

Curso de aperfeiçoamento para aquaviários I

Esse é um módulo específico do Prepom 2017 para aquaviários que vão trabalhar na seção de convés. O objetivo é aperfeiçoar o profissional para exercer as atividades de um Mestre Fluvial (MF). Ele é feito uma parte por meio de educação à distância e a outra presencialmente em um dos Centros de Instrução.

Entre as exigências mínimas para se candidatar a esse curso estão: ser contramestre fluvial e ser inativo da MB do quadro de praças da Armada e do Corpo Auxiliar de Praças, com pelo menos um ano de embarque da Marinha.

Curso de aperfeiçoamento para aquaviários II

Esse segundo curso de aperfeiçoamento é voltado especificamente para fluviários da seção de máquinas. Tem como objetivo aperfeiçoar o profissional para trabalhar como Condutor Maquinista Motorista Fluvial (CTF).

Para se inscrever é preciso ser marinheiro fluvial de máquinas com 4 anos de embarque e ser inativo da MB do quadro de praças da armada das especialidades de máquinas, caldeiras e motores, e do corpo auxiliar de Praças, com mais de um ano de embarque.

Não haverá uma seleção para isso. Todos que preencherem as exigências mínimas serão matriculados.

Curso de aperfeiçoamento para oficial de máquinas (APMA)

O intuito desse curso do Prepom 2017 é fazer com que o oficial de máquinas possa exercer as atividades de um subchefe e de um chefe de máquinas. A prova será feita no Rio de Janeiro e em Belém do Pará.

Não haverá prova para seleção, assim como no curso anterior, todos os que estiverem aptos de acordo com as exigências mínimas serão matriculados. Entre as exigências está a de ser o 1º oficial de máquinas certificado na Regra III/2 com limitação à capacidade de Subchefe.

Curso de aperfeiçoamento para oficial de náutica (APNT)

Com esse curso do Prepom 2017 o 1º Oficial de Náutica (1ON) poderá exercer as mesmas atividades do Comandante em qualquer embarcação B.

O curso será realizado em Belém e no Pará e serão matriculados todos os profissionais que estiverem dentro das exigências mínimas. Entre elas está a de ser o 1º Oficial de Náutica oriundo dos Cursos de Formação de Oficias de Náutica (FONT).

inscrições prepom 2017

As vagas serão preenchidas de acordo com uma prioridade pré-determinada: 60% dos candidatos deverão ser indicados pelas empresas de navegação e 40% serão os candidatos com mais tempo de embarque na carreira até o 1º dia de abertura da inscrição.

Lista completa com cursos abertos do Prepom 2017

São muitos os cursos abertos do Prepom 2017. Os que colocamos aqui são apenas alguns dos que são muito procurados, mas para que você tenha acesso à lista completa com todos os cursos você vai precisar acessar o site oficial da Diretoria de Portos e Costas.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *