Programa de Volta pra Casa 2017: Inscrições

Com o objetivo de reintegrar pessoas com distúrbios mentais de volta à sociedade o Programa de Volta pra casa 2017 ajuda uma parcela da população com auxílio social para promover o bem-estar e a proteção do trabalho.

Ele é voltado para indivíduos que tenham problemas mentais e que já tenham sido internados, a voltarem para suas casas. Para isso ele dá uma bolsa auxílio mensalmente para cada um para ajudá-los com suas despesas do dia a dia.

Você pode inscrever seu parente ou amigo para que ele também tenha a oportunidade de sair do quadro de internação para tentar levar uma vida próximo das pessoas que ama, sem tantas intervenções.

Além do valor que o paciente recebe, ele terá todo apoio e assistência psicológica e médica fora do hospital. O programa de volta pra casa 2017 tem como principal objetivo dá uma nova oportunidade para essas pessoas.

Quem pode participar do programa de volta pra casa 2017?

Programa de Volta pra Casa 2017

Não são todas as pessoas que passam por problemas mentais que podem participar do programa. Existem alguns requisitos que precisam ser cumpridos pelo indivíduo para que ele possa ter os benefícios do programa.

Veja abaixo quais são:

  • Indivíduos que tenham problemas mentais e que estejam por um período ininterrupto igual ou superior ao de dois anos, cadastrados no Sistema Único de Saúde, mas que tem uma situação social e clínica que não justificam a sua permanência no local e que indique uma possível reintegração à sociedade por meio de acompanhamentos e programas sociais;
  • Indivíduos que morem em locais conhecidos como serviços residenciais terapêuticos ou que estejam em algum Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, por decisão judicial em período igual ou superior ao de dois anos de internação, também podem fazer parte do programa;

Obs. É importante lembrar que não adianta ter o período de internação mencionado se o paciente não tiver condições clínicas e sociais de “voltar pra casa”. Isso será avaliado por equipes médicas especializadas em transtornos mentais do local, com a permissão do paciente.

Quanto é o valor do auxílio mensal?

valor de bolsa do Programa de Volta pra Casa 2017

Atualmente o valor do benefício está por R$412, mas ele pode sofrer alterações com o passar dos anos. Para você ter uma ideia no início do programa o auxílio era de R$200 ao paciente ou ao seu representante legal.

Isso é decidido pela organização do programa de acordo com a mudança da situação econômica do país e o aumento do salário mínimo.

Programa de Volta Pra Casa 2017: Inscrições

Inscrições Programa de Volta pra Casa 2017

Os pacientes que estiverem dentro dos requisitos básicos poderão se inscrever para participar do programa de volta pra casa 2017. Para isso será preciso ir até a secretaria de saúde do município e solicitar a inclusão no programa.

A partir disso o município irá encaminhar o cadastro de inclusão do indivíduo ao programa para o Ministério da Saúde. É importante lembrar que isso só vai acontecer se o seu município estiver cadastrado no programa, se uma avaliação médica confirmar os requisitos exigidos e se o paciente tiver feito a solicitação de inclusão no programa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *