Prouni 2017: Inscrições, bolsas

O Prouni 2017 estará dando segmento ao seu objetivo inicial de oferecer a todos a oportunidade de cursar a universidade. O Programa Universidade para Todos, criado pelo Governo Federal em 2009, dá a oportunidade que jovens que tenham feito o Enem possam concorrer a bolsas de estudos (parciais ou integrais) em diversas instituições privadas.

Prouni 2017

O Mec confirmou que as inscrições para o Prouni irão acontecer do dia 30 de janeiro ao dia 2 de fevereiro. O prazo é muito curto e você precisa ficar atento para não perder essa oportunidade.

Se você fez o Enem em 2016 ainda tem chances de conseguir uma bolsa por meio do Prouni 2017. Durante o texto você vai entender um pouco mais sobre o processo para que no momento certo não encontre dificuldade na inscrição.

Fique tranquilo! Assim que as inscrições para o Prouni 2017 começarem nós iremos preparar um texto para que você não perca o prazo, por isso fique ligado aqui no Tudo 2017.

Como concorrer a uma bolsa Prouni 2017

Bolsa prouni 2017

O primeiro requisito básico para poder participar e disputar de uma bolsa no Prouni 2017 tem a ver com a participação no Exame Nacional do Ensino Médio de 2016. Será a sua pontuação nessa prova que dirá as suas possibilidades de bolsas.

Para concorrer o mínimo que você precisa ter obtido na prova é 450 pontos (média geral). Outra coisa é que você não pode ter zerado a redação. Além de ter feito o Enem e ter tido uma boa pontuação, existem outros pré requisitos para que você possa disputar por uma vaga:

  • Ter feito o ensino médio completo em rede estadual;
  • Ter feito o ensino médio completo como bolsista em uma unidade particular;
  • Ter alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino e concorrer a bolsas de licenciatura;
  • Ter cursado o ensino médio em rede pública e privada (sendo que na privada foi como bolsista).

Se você estiver dentro de algum desses requisitos você poderá se inscrever no Prouni 2017 e concorrer a uma bolsa.

Inscrições Prouni 2017

Inscrições Prouni 2017

As inscrições para o Prouni 2017 são feitas exclusivamente por meio do Portal do Prouni no site do Mec. A partir do dia 30 de janeiro de 2017 você já deverá acessar o portal e se inscrever – nesse período haverá uma seção destinada às inscrições.

É muito importante que você preste bastante atenção aos dados que irá fornecer. Para conseguir uma bolsa no Prouni 2017 todos os dados precisam estar corretos, porque precisarão ser comprovados em uma fase posterior.

Você vai preencher uma ficha cadastral que terá campos para dados pessoais, dados escolares, de renda familiar e ainda com a sua nota do Enem. A inscrição será finalizada com as suas opções de curso e turno.

Coloque sempre por ordem de preferência, porque é assim que as vagas serão disputadas. Caso não consiga a primeira opção eles irão para a segunda e assim por diante.

Bolsas Prouni 2017

No momento que você estiver fazendo a sua inscrição você terá acesso aos diversos cursos disponíveis para as bolsas Prouni 2017 e as instituições que as estão ofertando também. Por isso não preencha essa parte com pressa.

Conheça o prouni 2017

Analise direito quais são as suas melhores opções e sempre opte por bolsas nos cursos que você tem afinidade e nas faculdades mais bem conceituadas na sua região. As vezes não vale a pena fazer um curso que sonha em uma faculdade que não é tão boa.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *